NOTÍCIAS

03-JUL-2019

Cras remodela vivvências dentro do Bairro Brasília com serviços e garantia de direitos

Equipamento foi instalado há quase um ano no território de maior vulnerabilidade de Banabuiú

#AssistênciaSocial POR JOSÉ AVELINO NETO 03 DE JULHO DE 2019
Muito mais do que um equipamento da Secretaria de Assistência Social, mas sim um local que permite a socialização comunitária, a orientação à garantia de direitos e o acesso a servições e iniciativas que permitem uma recondução de vida. É assim que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vale das Borboletas, instalado no bairro Brasilia, passou a ser visto pelas mulheres da comunidade. As cerca de trinta domésticas e mães de família compõem um dos mais numerosos grupos mantidos por todos os equipamentos do Município.

De acordo com Eduardo Monteiro, coordenador do Cras Vale das Borboletas, atualmente mais de 30 mulheres compõem o grupo, que se destaca por desenvolver semanalmente atividades e ações que traduzem a dimensão e a importância do serviço. "Este grupo é um grande serviço que é o Grupo PAIF, que para alem da questão da sociabilidade, prevê o acompanhamento familiar das famílias. Ou seja, as famílias acompanhadas devem ter um plano de superação para a sua situação de vulnerabilidade. Em conjunto com técnico, essas famílias vão traçar estrategias para que ela supere a vulnerabilidade vivida", explica.

A mudança na vida das mulheres do bairro iniciou há cerca de um ano, quando a gestão resolveu inserir o Cras Vale das Borboletas, dentro do bairro Brasília, um dos territórios em maior situação de vulnerabilidade da cidade. Desde então, a frequência de mulheres que aderem aos grupos vem crescendo. Parte deste sucesso deve-se a um dos objetivos que busca o serviço, conforme explica a secretária de assistência social, Cleide Nobre.

"Quais são as principais reivindicações das mulheres enquanto ocupantes do bairro, para que a assistência possa saber e oferecer a elas o que elas precisam? É a partir disso que buscamos nos orientar para produzir os trabalhos que oferecemos lá. No grupo de mulheres buscamos desenvolver atividades como saúde da mulher, direitos, arranjos familiares, produção de oficinas para favorecer e fazer com que elas tenham uma fonte de renda, enfim, um grupo que é planejado em conjunto com as famílias", destacou Cleide Nobre.

O equipamento segue como uma forma de amparo dos anseios da comunidade e atento às suas principais reivindicações, prova disso é que, conforme adianta Eduardo Monteiro, já há um planejamento em curso para que o equipamento possa abrir uma vez na semana para colocar em prática um grupo de dança para as mulheres do bairro.

Cleide Nobre enfatiza a importância do Cras próximo da população que mais precisa dele. "É uma ação bastante significativa, porque nós trouxemos um equipamento de política pública para a Brasília que não tem escola, não tem posto de saúde, ama tem o Cras, onde fornecemos os serviços de fortalecimento de vínculos para as crianças e idosos, e atendimento médico periodicamente, isso quer dizer que estamos inserindo a Brasília dentro dele".

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 5 dia(s)

Secretaria Municipal de Educação Estabelece Critérios Transparentes para Realocação de Professores

Para mais informações sobre o processo de realocação, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação.

#ConselhoTutelar Há 6 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar

A inscrição é gratuita e implica no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas no edital, na Resolução nº 231/2022 do Conanda e na Lei Municipal nº. 795/2023.

#AssistênciaSocial Há 12 dia(s)

Relação de Registros Gerais (RG) prontos para serem entregues

Lista de RGs prontos para serem entregues na Secretaria de Assistência Social

#Emprego Há 19 dia(s)

Prefeitura Municipal de Banabuiú Convoca Aprovados em Concurso Público

Esta convocação está em conformidade com as disposições legais vigentes e visa fortalecer o quadro de servidores municipais.

#AssistênciaSocial Há 27 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo seletivo na Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Assistência Social, confor [...]

#Emprego Há 34 dia(s)

NOVA CONVOCAÇÃO: Prefeitura de Banabuiú convoca aprovados em concurso público

Para mais informações e esclarecimentos, os convocados podem entrar em contato com o setor de pessoal da Prefeitura de Banabuiú.

#Administração Há 34 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú decreta ponto facultativo na Quinta-Feira Santa

Para mais informações, o texto integral do Decreto n° 197, de 27 de março de 2024, pode ser consultado nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Banabuiú.

#Administração Há 47 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú Declara Ponto Facultativo em Comemoração ao Dia de São José

No último dia 14 de março, o Prefeito Municipal de Banabuiú, em consonância com suas pre [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito