NOTÍCIAS

22-MAI-2020

Centro de Reabilitação realiza telefisioterapia durante a pandemia

novo método de atendimento já é regulamentado pela resolução N° 516 de 20 de março de 2020, dando a permissão para atendimentos não presenciais nas modalidades de teleconsultas

#Saúde POR JOSÉ AVELINO NETO 22 DE MAIO DE 2020

A pandemia do coronavírus está forçando uma readaptação dos sistemas de trabalho de todas as áreas. Na saúde, esse cenário não tem sido diferente. Pacientes que são atendidos no Centro de Reabilitação e necessitam dos serviços de fisioterapia, agora contam com telefisioterapia, uma forma inovadora onde o cidadão é atendido de casa, e mantém contato com o profissional através de recomendações por meio de vídeos.

De acordo com os profissionais do equipamento, o novo método de atendimento já é regulamentado pela resolução N° 516 de 20 de março de 2020, dando a permissão para atendimentos não presenciais nas modalidades de teleconsultas, teleconsultoria e telemonitoramento. Esse método tem sido utilizado, principalmente, para pacientes do grupo de risco, que necessitam de acompanhamento, mas que em função do decreto municipal e das recomendações do combate ao coronavírus, não pode sair de casa.

A telefisioterapia consiste na utilização de meios digitais de comunicação para a realização de intervenção em Fisioterapia de forma remota, seja de modo exclusivo ou como complemento à intervenção presencial. Por meio dela, o fisioterapeuta tem à sua disposição estratégias que lhe permitem conduzir uma intervenção de forma segura, com recurso a instrumentos validados, nomeadamente ao nível da avaliação, educação relativamente à condição específica de cada paciente, metodologias cognitivo-comportamentais de alteração de comportamentos relacionados com a dor, prescrição de exercício terapêutico e aconselhamento acerca de atividade física.

Ainda conforme os profissionais do Centro de Reabilitação, mesmo com a autorização das teleconsultas, os profissionais devem seguir todos os protocolos de um atendimento convencional segundo o código de ética, garantindo assim a elaboração do prontuário e sigilo do paciente. Além disso, a Secretaria de Saúde esclarece que nos casos de emergência em que o método não se mostre suficiente a atender de maneira eficaz o paciente, os atendimentos presenciais ainda são permitidos, mediante atendimento prévio e hora marcada, a fim de evitar aglomerações.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 8 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre processo seletivo para monitores municipais na área da educação

Os candidatos selecionados farão parte do Banco de Bolsistas do município e poderão ser convocados para atuar nas unidades escolares de acordo com as necessidades da SME.

#Educação Há 9 dia(s)

Governo Municipal de Banabuiú fortalece educação com formação do PAIC Integral

O Governo Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nos último [...]

#Saúde Há 9 dia(s)

CADASTRO DE PESSOAS DE FAMÍLIA DE BAIXA RENDA E PROTETORES DE ANIMAIS PARA O PROGRAMA CASTRA PET'S

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01, DE 07 DE MAIO DE 2024

#Saúde Há 9 dia(s)

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE AGENTE COMUNITÁRIO DA SAÚDE VINCULADO À ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

A Secretaria da Saúde de Banabuiú, no uso de suas atribuições, torna público, por meio d [...]

#ConselhoTutelar Há 9 dia(s)

Prefeitura de Banabuiú abre inscrições para processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar

A inscrição é gratuita e implica no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas no edital, na Resolução nº 231/2022 do Conanda e na Lei Municipal nº. 795/2023.

#Educação Há 21 dia(s)

Secretaria Municipal de Educação Estabelece Critérios Transparentes para Realocação de Professores

Para mais informações sobre o processo de realocação, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação.

#AssistênciaSocial Há 28 dia(s)

Relação de Registros Gerais (RG) prontos para serem entregues

Lista de RGs prontos para serem entregues na Secretaria de Assistência Social

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito