PROFISSIONAIS DA SAÚDE RECEBEM FORMAÇÃO PARA MELHORAR QUALIDADE DOS SERVIÇOS E ATENDIMENTOS

Serviço essencial e de fundamental importância para a população em geral, a saúde é, em geral, uma das pastas municipais de mais relevância nos municípios pelo papel que desempenha. Atentos a questão, funcionários do município receberam na manhã da última quarta-feira (19) uma formação através do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica APSUS Ceará). É a primeira vez que Banabuiú adere ao projeto.

Articulado em todo o Ceará, o Qualifica APSUS tem o objetivo de aperfeiçoar os serviços que são oferecidos pelos profissionais que atuam na atenção primária das secretarias de saúde municipais.

A formação aconteceu na Câmara de Vereadores do Município. Como todos os profissionais que atuam na área tiveram que participar, a equipe não trabalhou na quarta. Por isso, os atendimentos no posto da sede tiveram que ser suspensos. Hoje a equipe retomou o trabalho normalmente.

A coordenadora de atenção primária da saúde municipal, Kássia Pinheiro, mostra que o programa pode otimizar o que é feito e conseguir resultados mais satisfatórios. “O que ele busca é mudar o processo de trabalho para fazer as coisas funcionarem com mais organização e qualidade”, explicou.

Kássia também é a facilitadora da qualificação na 8º Coordenadoria Regional de Saúde (Cres), que envolve todos os municípios do Sertão Central. Ela participou, em Fortaleza, de seis oficinas estaduais para poder conduzir, junto de outros dois profissionais, os trabalhos na manhã de quarta.

“Por meio desta iniciativa, o município pode fazer um programa de atenção permanente nas unidades de saúde, melhorar os serviços oferecidos às gestantes, o processo de atendimento com hora marcada, os procedimentos operacionais padrão, enfim, tudo isso pode melhorar, entre muitas outras coisas”, completou, Kássia Pinheiro.

A secretária de saúde do município, Rianna Nobre, A secretária de saúde, Rianna Nobre, falou de sua expectativa sobre a iniciativa. “O Qualifica representa pra população uma equipe mais organizada, mais integrada e mais envolvida em fazer saúde! Espera-se uma transformação das práticas cotidianas de trabalho e usuários mais satisfeitos”, opinou.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), o projeto “foi lançado em 2016 como uma estratégia de reorganização do modelo de atenção, a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e implantação e implementação das Redes de Atenção à Saúde”.

Uma das estratégias é o estabelecimento de padrões de qualidade comuns para a atenção primária por meio da certificação das equipes com selos de qualidade. Na primeira etapa, será atribuído o Selo Bronze, que tem como foco a garantia da segurança do usuário e da equipe. Nas etapas subsequentes, serão atribuídos os Selos Prata e Ouro, relacionados ao gerenciamento dos processos e os resultados para a comunidade.

Ao final deste processo, uma equipe da Sesa deve visitar o município para certificar o selo bronze a Banabuiú, caso o desempenho dos serviços, após essa primeira etapa, tenham atendido aos requisitos necessários para a certificação.