Esporte

MARCEL FARIAS PARTICIPA DE SEGUNDO ENCONTRO ENTRE SECRETÁRIOS DE ESPORTE DA REGIÃO CENTRAL

O secretário de esportes, juventude e lazer, Marcel Farias, participou na última sexta-feira (14), de mais um encontro promovido entre secretários de esporte de municípios da região Central e do Maciço de Baturité. O encontro aconteceu na cidade de Pedra Branca.

A principal pauta da reunião foi a criação e implantação de políticas públicas, que possam garantir o fortalecimento das atividades esportivas nos municípios da região.

Entre as discussões com o secretariado do Sertão Central, esteve também a inclusão de crianças e adolescentes entre os programas que se planeja levar às cidades. Os secretários discutiram, ainda, os preparativos para o I Fórum Regional, que deve acontecer em agosto.

Marcel Farias diz acreditar na soma de idéias que um encontro, tal como o de Pedra Branca, permite. Em Banabuiú, a Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Seju) vem ganhando cada vez mais espaço no cenário político e social, por meio das ações que promove e o impacto que ela causa. Marcel já implantou uma nova competição esportiva no calendário de eventos na cidade, o Campeonato Municipal de Futsal, que torna a acontecer em 2017 após alguns anos sem edições.

As comemorações da Semana do Município, sempre na terceira semana de janeiro, tendem a se aprimorar, agregando novas modalidades e abrindo espaço para novos competidores.

É a Seju que também garante as escolinhas de futsal e de futebol de campo, para competidores iniciantes de diferentes idades.

A pasta também garante apoio a iniciativas independentes que sejam da área esportiva, a exemplo da Copa Ideia de Futsal Feminino, que deve reunir competidores de sete cidades, e o Campeonato de Capoeira, idealizado pela Askabam.

Ao lado do prefeito Edinho Nobre, Marcel Farias também tem garantido força para dar garantir a conclusão do estádio municipal. A obra foi iniciada mas nunca se arrastou por cerca de dez anos sem ser concluída.


COPA IDEIA DE FUTSAL FEMININO CHEGA A SUA OITAVA EDIÇÃO COM APOIO DO GOVERNO MUNICIPAL DE BANABUIÚ

O futsal até pode ser conhecido como uma prática genuinamente masculina. Mas, quem disse que as mulheres também não ganham espaço neste esporte? Em Banabuiú a “Copa Ideia”, organizada apenas por moças e mulheres, já chega a sua oitava edição este ano. O evento promete arrastar um grande público e movimentar a cidade, por trazer competidores de outros municípios.

A copa vai acontecer nos dias 21, 22 e 23 de Julho, no ginásio João Claudino. Até o momento, de acordo com a comissão organizadora, dois times da Capital e outros três de municípios cearenses, foram Banabuiú, já confirmaram presença.

O evento é uma organização independente, mas este ano, recebe o apoio do Governo Municipal de Banabuiú. Cinco secretarias estão auxiliando e dando suporte ao evento: Cultura, Turismo, Indústria e Comércio; Saúde; Infraestrutura; Educação; e Esportes, Juventude e Lazer.

A competição é organizada pela Livre Expressão Eventos que, com apoio de patrocinadores, deve garantir cerca de R$ 3 mil em premiação, mais medalhas e troféus. O evento esportivo deve atrair um grande público, pela sua formação unicamente feminina.

Conforme a organizadora, Iracely Bezerra, dois times de Fortaleza já confirmaram participação. Jaguaribe também deve participar com um time. Banabuiú deve participar da Copa com um time, por enquanto, mas como as inscrições continuam abertas, o número pode variar. Até o prazo final para as inscrições, os organizadores aguardam a confirmação de, pelo menos, outras sete cidades de diferentes regiões do Ceará.

Nos dias de jogo a entrada é gratuita. Os jogos acontecem durante todo o dia no Ginásio. A partida de encerramento da copa deve acontecer no dia 23 de Julho pela tarde, e vai revelar a vencedora desta oitava edição.


BANABUIÚ PARTICIPA DE REUNIÃO ENTRE SECRETÁRIOS DE ESPORTES DA REGIÃO EM QUIXERAMOBIM

Texto: José Avelino Neto, com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Esportes de Quixeramobim | Foto: Edilailson Fideles

Representado pelo secretário Marcel Farias, o município de Banabuiú participou de um encontro que reuniu secretários de esportes e assessores de dez municípios da região Central cearense e do Maciço de Baturité. O encontro foi promovido pela Secretaria de Esportes, Juventude e Integração de Quixeramobim.

A reunião entre os secretários aconteceu no gabinete do prefeito, Clébio Pavone, na última sexta-feira (2). A principal reivindicação da pauta era o fortalecimento do esporte na região. Na oportunidade, os secretários puderam expor ideias e dificuldades encontradas no cotidiano de trabalho e assim trocar experiências para otimizar o desenvolvimento das atividades realizadas.

Uma das principais reivindicações foi o desenvolvimento em conjunto de torneios regionais em diversas modalidades, envolvendo cidades da região. Marcel frisou a elaboração de projetos que preveem o fortalecimento do esporte feminino em Banabuiú, e também falou de propostas que tem para ampliar o esporte, como a extensão das escolinhas infantis para localidades da zona rural.

O encontro foi liderado pelo secretário de esportes de Quixeramobim, José Wilson Paulino. Ele falou da importância da discussão e do fortalecimento de políticas para promover e tornar ainda mais forte os eventos esportivos. O secretário ainda destacou que o encontro foi importante para, em união com os demais secretários, valorizar o esporte e torná-lo uma ferramenta de resgate humano e instrumento de promoção de lazer e saúde, além de revelação de talentos.

Estiveram presentes os Secretários das seguintes cidades: Quixeramobim (José Wilson Paulino); Pedra Branca (Saulo Arruda); Quixadá (Audenio Morais); Banabuiú (Marcel Farias); Ibaretama (Francisco Leandro); Itapiúna (Adriano Aquino); Senador Pompeu (Clideval Pires); Madelena (Ariones Sales); Milhã (Derisomar Ferreira); Boa Viagem (Leon Morais) e ainda Vice-Prefeito de Pedra Branca Gilberto Júnior.