CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 25/04/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação Estabelece Critérios Transparentes para Realocação de Professores Para mais informações sobre o processo de realocação, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação.
#Educação 26/02/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Seleção para Composição de Banco de Bolsistas Municipais no Âmbito do Programa PAIC Integral Para obter mais informações sobre os requisitos de participação e o processo de seleção, consulte o edital completo disponível no final desta página.
#Educação 22/02/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Edital 001/2022: Prefeitura de Banabuiú prorroga Chamada Pública para Banco de Formadores do Programa PAIC Integral Com essa prorrogação, a administração municipal reafirma seu compromisso com a qualidade da educação, e com o desenvolvimento das crianças do município.
#Educação 22/02/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Edital 002/2022: Prefeitura de Banabuiú prorroga Chamada Pública para Banco de Formadores do Programa PAIC Integral Com essa prorrogação, a administração municipal reafirma seu compromisso com a qualidade da educação, e com o desenvolvimento das crianças do município.
#Educação 19/02/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 3°EDITAL DE AMPLIAÇÃO 001/2024

AMPLIAÇÃO DEFINITIVA DE CARGA HORÁRIA DE TRABALHO DOS PROFESSORES PERTENCENTES AO GRUPO OCUPACIONAL DO MAGISTÉRIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BANABUIÚ.

#Educação 05/02/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Governo Municipal de Banabuiú inicia ano letivo com Jornada Pedagógica focada na Transformação Educacional

O Governo Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Educação, realizou nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro, a Jornada Pedagógica de 2024, evento que marca o início do calendário escolar do município. O encontro, sediado no Centro Educacional Municipal Celestino de Sousa, reuniu professores da rede municipal de ensino, e teve como tema: "Transformando a Educação de Banabuiú: Crescendo Juntos".

Durante o evento de dois dias, os educadores participaram de palestras que abordaram temas fundamentais para o aprimoramento do ensino no município. Entre os tópicos discutidos, estiveram: a importância da escola plural, relações humanas e ética profissional; planejamento, avaliação e uso eficiente do tempo escolar; compromisso nacional pela alfabetização; além de estratégias para lidar com diversas formas de violência nas relações intra e extra-curriculares. Essas discussões evidenciam o compromisso do município com a criação de um ambiente educacional inclusivo, seguro e propício ao aprendizado.

A Secretária de Educação, Imaculada Conceição, enfatizou a importância da Jornada Pedagógica como marco inicial do ano letivo, destacando-a como uma oportunidade única para que todo o corpo docente se reúna, debata e planeje conjuntamente as ações educacionais do ano. Segundo ela, o evento é fundamental para alinhar as expectativas e estratégias, visando melhorar continuamente a qualidade da educação oferecida aos estudantes de Banabuiú.

A realização da Jornada Pedagógica demonstra o comprometimento do Governo Municipal com o avanço do sistema educacional. Ao focar em temas atuais e relevantes, o evento não só prepara os professores para os desafios do ano letivo que se inicia, mas também reafirma o compromisso da gestão municipal com a promoção de uma educação transformadora, inclusiva e de alta qualidade, capaz de crescer e evoluir junto com a comunidade que serve.

#Educação 12/01/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Banabuiú realiza Fórum Projeto Previne pelo fim da violência nas escolas

O Governo Municipal de Banabuiú, através da Secretaria de Educação, realizou nesta quarta-feira (10), na Câmara de Vereadores do município, o Fórum Projeto Previne, uma iniciativa crucial no enfrentamento à violência nas escolas. O encontro reuniu condutores do transporte escolar, monitores, cuidadores, profissionais da educação e membros da sociedade civil em geral.

O tema central do fórum foi conhecer, identificar e agir no combate ao abuso e na prevenção da violência contra crianças e adolescentes. O evento teve como objetivo proporcionar um espaço de diálogo e reflexão, capacitando os participantes a desempenhar um papel ativo na promoção de ambientes escolares seguros e acolhedores.

Além disso o encontro proporcionou um espaço valioso para a troca de experiências e a construção de estratégias colaborativas. Ao abordar temas tão sensíveis, como o abuso e a violência contra crianças e adolescentes, o Fórum Projeto Previne visa promover uma cultura de cuidado e responsabilidade compartilhada, conscientizando todos os envolvidos na educação e na proteção das nossas crianças.

#Educação 09/12/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Governo de Banabuiú assina ordem de serviço da reforma da Creche Jardim de Deus

O Governo Municipal de Banabuiú, realizou nesta quarta-feira (06), a assinatura da ordem de serviço para a reforma da Creche Jardim de Deus, localizada no Distrito da Barra do Sitiá. Construída há 31 anos, a instituição será submetida a uma ampla reforma estruturante, evidenciando o comprometimento da administração municipal com a qualidade da educação na região.

Com um investimento de R$ 748.998,26 (setecentos e quarenta e oito mil, novecentos e noventa e oito reais e vinte e seis centavos), provenientes de recursos próprios, a prefeitura busca proporcionar um ambiente mais seguro, acolhedor e adequado para as crianças. A Creche Jardim de Deus desempenha um papel crucial na comunidade, sendo um ponto de partida para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças locais. A reforma visa não apenas revitalizar a estrutura física, mas também promover um espaço propício ao aprendizado e ao crescimento saudável das futuras gerações.

A importância dessa obra transcende a renovação física do prédio, impactando diretamente na vida da comunidade. Ao melhorar as condições da Creche Jardim de Deus, a prefeitura busca oferecer às crianças um ambiente mais estimulante, contribuindo para seu crescimento educacional e social. Este investimento reforça o compromisso da administração em construir um futuro mais promissor para as gerações vindouras, destacando a educação como pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável do município.

#Educação 06/12/2023 PROCURADORIA JURÍDICA Recomendação MPCE n° 0008/2023/PMJVBAN Recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) em relação às práticas adotadas no transporte escolar.
#Educação 30/11/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Governo Municipal de Banabuiú homenageia Escolas Nota 10 no SPAECE 2022

O Governo Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta última sexta-feira (24), uma cerimônia na Câmara de Vereadores para homenagear as Escolas Nota 10 do município. A iniciativa visou reconhecer e celebrar o empenho e excelência das instituições educacionais que têm se destacado em prol da educação local.

Durante a cerimônia, foram homenageadas quatro instituições de ensino: CEM Celestino de Sousa, ETI Irmã Ruth Távora de Albuquerque, ETI Raul Urquidi, nas turmas do 2º ano, e EEF Vanderlei da Silva Aguiar, nas turmas do 2º e 5º ano. Vale ressaltar, que esta pela primeira vez na história do município, uma turma do 5º ano conquista a nota 10.

A relevância do prêmio para a educação banabuiense não pode ser subestimada. Através desse gesto, o Governo Municipal não apenas enaltece o esforço das escolas, mas também destaca a importância de uma educação de qualidade para o desenvolvimento da comunidade. O impacto positivo desse reconhecimento reverbera não apenas nas instituições homenageadas, mas em todo o cenário educacional local, inspirando um ambiente propício para a excelência e o crescimento contínuo.

#Educação 30/11/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Governo Municipal de Banabuiú investe na formação de motoristas escolares

O Governo Municipal de Banabuiú, por meio da Secretaria de Educação, reafirma seu compromisso com a segurança e a excelência no transporte escolar ao oferecer um curso de condutor específico para todos os motoristas da rede de transporte escolar, tanto da frota própria do município quanto de veículos particulares.

Esta é a segunda vez que o município oferta esse curso para os motoristas locais. A iniciativa visa fortalecer a capacitação dos condutores, garantindo um serviço de transporte escolar ainda mais seguro e eficiente para a comunidade banabuiuense. O curso teve início neste sábado, 25 de novembro, e se estenderá por 5 semanas, com aulas programadas para os sábados, ministradas por profissionais qualificados do SEST SENAT, sendo realizadas no CEM Celestino de Sousa.

A Secretária de Educação do município, Imaculada Silveira, ressaltou a importância desse curso, destacando o papel crucial dos motoristas escolares na segurança dos alunos. Ela enfatizou o empenho da gestão municipal em investir na qualificação profissional desses condutores, reforçando o compromisso com a segurança e o bem-estar dos estudantes atendidos pelo sistema de transporte escolar de Banabuiú.

#Educação 18/07/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Edital para monitores

Fique atento o seguinte edital abaixo e seus anexos:

#Educação 16/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Prorrogação Chamada Pública n° 005/2022

Confira em anexo abaixo

#Educação 11/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDITAL: Seleção de monitores que irão atuar nas atividades complementares Serão disponibilizadas 35 vagas, sem vínculo empregatício. Os selecionados assinarão um termo de compromisso e receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 800,00.
#Educação 29/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Edital de Prorrogação n° 005/2022: Processo seletivo simplificado Tempo de Aprender

Prorroga o prazo de vigência do processo seletivo simplificado para composição de banco de assistentes municipais no âmbito do programa Tempo de Aprender.

#Educação 28/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Edital de Prorrogação n° 005/2022: Resultado DEFINITIVO Tempo de Aprender

Resultado definitivo do Programa Tempo de Aprender 2023.

#Educação 24/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Banabuiú recebe visita técnica para implantação de CEI no município A CEI é uma importante busca da Prefeitura de Banabuiú, através da Secretaria de Educação do município, em parceria com o Governo do Estado do Ceará.
#Educação 21/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Edital de Prorrogação n° 005/2022: Resultado final Tempo de Aprender

Resultado final do Programa Tempo de Aprender 2023.

#Educação 17/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Banabuiú é uma das únicas cidades do Sertão Central com 100% das turmas de 9º Ano em Ensino Integral A Educação em Tempo Integral tem por objetivo ampliar o tempo de permanência dos estudantes para uma jornada de 9 horas diárias.
#Educação 17/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Edital de Prorrogação n° 005/2022: Resultado preliminar Tempo de Aprender

Resultado preliminar do Programa Tempo de Aprender 2023.

#Educação 14/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Nota de Esclarecimento: muro da escola EEFTI Irmã Ruth Távora de Albuquerque

O Governo Municipal através da secretaria de Educação informa que devido a forte chuva na tarde desta terça-feira (14), o muro da escola EEFTI Irmã Ruth Távora de Albuquerque acabou cedendo.

De imediato as atividades na escola foram suspensas até que uma equipe técnica da secretaria de infraestrutura do município faça uma vistoria no local.

Informamos que as demais salas e o restante da estrutura física da escola não foram comprometidas.

As atividades serão retomadas normalmente na próxima quinta-feira (16).

#Educação 10/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Edital de Prorrogação n° 005/2022: Processo seletivo simplificado Tempo de Aprender

Prorroga o prazo de vigência do processo seletivo simplificado para composição de banco de assistentes municipais no âmbito do programa Tempo de Aprender.

#Educação 08/02/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BANCO DE GESTORES: Edital de convocação

Confira logo abaixo, o edital n°07/2022 de convocação dos candidatos aprovados no processo de seleção para composição do banco de gestores

escolares.

#Educação 25/01/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 07/2022: Resultado final da 3º Etapa da seleção pública de Gestores Escolares

Confira o resultado final da 3º Etapa da seleçao da Seleção pública de provas e títulos para composição de banco para Gestores escolares

#Educação 12/01/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDITAL N° 07/2022: local, data e horário de entrevistas da 3° Etapa

Edital N° 07/2022: local, data e horário de entrevistas da 3° Etapa

#Educação 06/01/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDITAL N° 07/2022: Resultado final da 2ª etapa da seleção pública de Gestores Escolares e recursos

Resultado preliminar da 2ª etapa da seleção pública de provas e de títulos para composição de banco de Gestores Escolares:

#Educação 23/12/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Seleção pública de gestores escolares: Gabarito

Confira o gabarito logo abaixo:

#Educação 19/12/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Seleção pública de gestores escolares: Resultado final das inscrições válidas e sala de realização de prova

Confira o resultado logo abaixo:

#Educação 05/12/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Edital para Seleção Pública para Banco de Gestores Escolares

Regulamenta a seleção pública de provas e de títulos para a composição de banco de gestores escolares para provimento dos cargos em comissão de diretor de escola e coordenador pedagógico das instituições de ensino da educação básica da rede pública municipal de Banabuiú/CE.

#Educação 25/11/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Convocação do 2º Edital de ampliação - Educação

A Secretaria de Educação divulga a convocação do edital de ampliação

#Educação 21/11/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação realiza reunião com motoristas do transporte escolar

Na manhã do último sábado, 19 de novembro, a Secretária de Educação reuniu-se com os motoristas dos ônibus que compõe as rotas municipais ligadas a educação e o responsável pela empresa locatária.

No momento, foi apresentado algumas recomendações para o melhor funcionamento das rotas para a segurança de todos os envolvidos, principalmente os nossos alunos da rede municipal de educação.

Abaixo, você pode ter acesso a todas as recomendações apresentadas aos motoristas.

#Educação 11/11/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Resultado definitivo da classificação do 2º Edital de ampliação - Educação

Confira o resultado definitivo da classificação do 2º Edital de ampliação Nº 006/2022

#Educação 03/11/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Governo Municipal de Banabuiú assina ordem de serviço do prédio do antigo Celestino de Sousa

O Governo Municipal de Banabuiú realizou na última terça-feira, 1 de novembro, a assinatura da ordem de serviço da reforma do prédio que recebia a antiga Escola Celestino de Sousa. Uma reforma avaliada em R$1.094.886,27, recursos da própria prefeitura.

Foi anunciado que, após a reforma, o prédio receberá a Escola Raul Urquid, instituição de ensino municipal que passará a ser uma Escola de Tempo Integral, a segunda do município. O anúncio foi feito pela Secretária de Educação de Banabuiú, Imaculada Silveira.

"Em conversa com o Prefeito Edinho Nobre, e nosso Secretário de Planejamento, Marcílio Coelho, refletimos sobre como esse prédio que abrigou anos do Celestino de Sousa, poderia ser melhor aproveitado. Durante nossa conversa decidimos reformar o espaço e abrigar a Escola Raul Urquid, e mais, vamos torna-la uma Escola de Tempo Integral, onde nossas crianças poderão passar mais tempo na escola tendo uma maior atenção aos estudos", disse Imaculada Silveira.

O Prefeito Edinho Nobre, durante sua fala e em suas redes sociais reforçou a importância deste momento e como estava feliz em dar a ordem de serviço para esse prédio. "É um grande prazer participar deste momento, pois sei que esse esforço será para alavancar a educação de nosso município, uma estrutura nova que comportará uma nova escola de tempo integral para o nosso município", disse o Prefeito.

#Educação 01/11/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO RESULTADO PRELIMINAR DA CLASSIFICAÇÃO DO 2° EDITAL DE AMPLIAÇÃO EDUCAÇÃO

Confira o resultado preliminar da classificação do 2º Edital de ampliação - nº 006/2022

#Educação 07/10/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação amplia sua frota de transporte escolar e entrega de fardamento para educação infantil

Durante a manhã da última sexta-feira, 7, a Secretaria Municipal de Educação realizou a cerimônia de anúncio da chegada de 1 ônibus e mais 2 micro-ônibus escolares que ampliaram a frota do transporte escolar municipal. O ônibus, já emplacado, foi direcionado para atender a localidade de Jurema, enquanto os dois micro-ônibus ainda farão o processo de emplacamento.

A aquisição do ônibus escolar é fruto de parceria com o Governo do Estado do Ceará, onde houve a contrapartida do município de cerca de R$80 mil. Enquanto a aquisição dos dois micro-ônibus, fruto de investimento do próprio município, girou em torno de 1 milhão de reais.

Além da entrega dos transportes escolares, a cerimonia contou com o anúncio da entrega de kits escolares para toda a rede municipal de ensino. O kit conta com mochila, caderno, squeeze e materiais escolares a depender do nível escolar. Serão mais de 3300 kits, adquiridos com recursos do próprio município, que serão entregues aos estudantes do ensino infantil ao 9º Ano dos anos finais de ensino.

Para os estudantes do ensino infantil, o Governo Municipal de Banabuiú anunciou a entrega de mais um investimento. Para todas as crianças deste nível de ensino, serão entregues um fardamento completo, um investimento de quase 70 mil reais.

#Educação 07/09/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Governo Municipal de Banabuiú realiza desfile cívico nas ruas da sede do município

Durante a manhã e o final da tarde do dia 6 de setembro, o Governo Municipal de Banabuiú, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou o desfile cívico em alusão à Independência do Brasil comemorado no dia 7 de setembro.

Com o tema "200 anos da Independência do Brasil: a história dessa História", as escolas municipais contaram a história de nossa Independência, os símbolos pátrios, as crises e os movimentos ocorridos no Brasil, assim como as diversas fases de desenvolvimento da nossa história.

Acompanhando de bandas de música e fanfarras de diferentes cidades, o desfile percorreu, desde a praça do DNOCS, passando pela Avenida Adília Cajazeiras e encerrando em frente o Mercado Público Municipal onde ocorreu as falas de autoridades e o canto dos hinos.

#Educação 05/09/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO RESULTADO PRELIMINAR DAS INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS - Edital de ampliação da jornada de trabalho

Confira o resultado preliminar das inscrições homologadas por ordem alfabética

#Educação 15/08/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDITAL e RETIFICAÇÃO - Ampliação de jornada de trabalho para servidores do magistério da Secretaria de Educação

Confira o edital para a ampliação definitiva da jornada de trabalho dos professores da educação básica da rede municipal de ensino.

#Educação 07/08/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação realiza planejamento coletivo

A educação municipal é uma das maiores prioridades do Governo Municipal de Banabuiú, com isso, todas as ações e investimentos são planejadas, conversadas e observadas pela Secretaria Municipal de Educação.

No último sábado, 6, a Secretaria de Educação realizou um planejamento coletivo com todos os professores da rede municipal de ensino, os gestores de cada instituição de ensino municipal e os técnicos da secretaria.

Com o tema "Estratégias para recomposição de aprendizagem", os profissionais poderiam discutir sobre as ações que podem ser realizadas em consonância com as temáticas formativas do MAIS PAIC, através de palestras e salas temáticas por eixo de ensino.

#Educação 31/05/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Tempo de Aprender - Barra do Sitiá - Resultado Definitivo

Confira o resultado definitivo do processo seletivo para monitor do programa Tempo de Aprender - Barra do Sitiá

#Educação 27/05/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Tempo de Aprender - Barra do Sitiá - Resultado Preliminar

Confira o resultado preliminar do processo seletivo do programa Tempo de Aprender - Barra do Sitiá

#Educação 24/05/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Tempo de Aprender - Barra do Sitiá - Inscrições deferidas e resultado primeira etapa

Confira as inscrições deferidas e o resultado da primeira fase da reabertura do edital do programa "Tempo de Aprender" para composição de vaga da escola da localidade da Barra do Sitiá

#Educação 17/05/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Tempo de Aprender - Resultado definitivo

Confira o resultado definitivo do processo seletivo do programa "Tempo de Aprender"

A Secretaria de Educação convida todos os selecionados a comparecer na sede da secretaria na próxima quinta-feira, 19, a partir das 9h.

#Educação 13/05/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Tempo de Aprender - Resultado Preliminar da segunda fase

Confira o resultado preliminar da segunda fase do processo seletivo para monitores do programa "Tempo de Aprender"

#Educação 11/05/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Entrevistas da segunda fase do Processo Seletivo - Tempo de Aprender

Não houve interposição de recursos da primeira fase do processo seletivo, com isso, a Secretaria de Educação divulga a data, horário e local das entrevistas que compõe a segunda fase do processo seletivo do programa "Tempo de Aprender"

#Educação 09/05/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Tempo de Aprender - Resultado premiminar da 1ª fase

Confira o resultado preliminar da primeira fase do processo seletivo do programa "Tempo de Aprender"

#Educação 04/05/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Programa Tempo de Aprender - Inscrições Deferidas

Confira as inscrições deferidas no processo seletivo para bolsistas do programa "Tempo de Aprender"

#Educação 26/04/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Tempo de Aprender - Reabertura de Edital

O Governo Municipal de Banabuiú e a Secretaria de Educação torna público o processo seletivo simplificado para seleção de bolsistas municipais do programa Tempo de Aprender. As vagas estão apresentadas seguindo o edital abaixo. Este programa visa recuperar a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental diante do contexto de pandemia da Covid-19. Juntos vamos fazer esse tempo render e diminuir os prejuízos causados pela pandemia.

#Educação 13/04/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Resultado final e lista de convocação do programa Brasil na Escola

A Secretaria de Educação torna público o resultado final e a lista de convocação dos monitores selecionados no programa "Brasil na Escola".

A Solenidade de apresentação será na próxima segunda-feira, 18, a partir das 9h, no Auditório Antônio Sales. Parabéns a todos os selecionados que agora fazem parte do time que luta por uma educação de qualidade em nosso município.

#Educação 11/04/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Resultado preliminar da segunda fase do programa “Brasil na Escola”

A Secretaria de Educação informa que o resultado preliminar da segunda fase do programa "Brasil na Escola" está disponível em nosso site [banabuiu.ce.gov.br]. Durante a próxima terça-feira, 12, aceita-se a interposição de recursos da segunda fase do processo seletivo enviando documento pelo e-mail: educacao@banabuiu.ce.gov.br

#Educação 04/04/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Resultado definitivo da primeira fase do programa Brasil na Escola

Não houve interposição de recursos na primeira fase da seleção, então confira o resultado definitivo da primeira fase do processo seletivo do programa Brasil na Escola.

#Educação 31/03/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Resultado preliminar da primeira fase do processo seletivo do programa Brasil na Escola

Confira o resultado preliminar da primeira fase do processo seletivo do programa Brasil na Escola.

Atenção, durante o dia 1 de abril, aceita-se a interposição de recursos desta fase enviando documento pelo e-mail: educacao@banabuiu.ce.gov.br

#Educação 29/03/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Brasil na Escola - Confira a lista de inscrições deferidas e indeferidas

Confira a lista de inscrições deferidas e indeferidas do processo seletivo do programa Brasil na Escola

#Educação 11/03/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Resultado e lista de convocação do processo seletivo do programa Pacto pela Aprendizagem

Confira o resultado definitivo da segunda fase e a lista de convocação do processo seletivo de monitores do programa "Pacto pela Aprendizagem"

#Educação 09/03/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Resultado preliminar da segunda fase do processo seletivo do Pacto pela Aprendizagem
#Educação 04/03/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Resultado definitivo da primeira fase do "Pacto pela Aprendizagem" e informações sobre as entrevistas

Confira o resultado definitivo da primeira fase do Processo Seletivo do programa "Pacto pela Aprendizagem" e o resultado das interposições de recurso desta fase. Além disso, confira o local, data e horário das entrevistas da segunda fase do processo seletivo.

#Educação 02/03/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Resultado Preliminar da primeira fase do Processo Seletivo do "Pacto pela Aprendizagem"
#Educação 28/02/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Lista de inscrições deferidas do programa Pacto pela Aprendizagem

Confira a lista de inscrições deferidas do programa "Pacto pela Aprendizagem"

#Educação 25/02/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Banabuiú anuncia aumento de 33,24% para professores e secretários escolares, além de pacotes de ação para a Educação.

Durante live informativa sobre um pacote de ações e investimentos para a área da educação, o Governo Municipal de Banabuiú anunciou o aumento de 33,24% no salário dos professores da rede pública municipal. Assim como os professores, os secretários escolares esperavam o anúncio do aumento pela gestão que definiu os mesmos 33,24% de aumento dado aos professores.

Além do reajuste salarial, o Prefeito Edinho Nobre, o Vice-Prefeito, Dr. Arimatéa, a Secretária de Educação, Imaculada Silveira, e o Secretário de Planejamento e Gestão Pública, Marcílio Coelho, anunciaram um pacote de obras de revitalização de espaços educacionais em todo o município. As obras da Escola Elias Fernandes, situada na localidade da Lagoa do Meio, encontra-se em fase de conclusão, e das Creches Irmã Elodia Calligaris (Sede) e a Creche Casinha da Criança (Pedras Brancas) estão com obras em desenvolvimento.

Para os próximos meses, entram no pacote de reformas a Creche Luís Lopes Silveira (Laranjeiras), as escolas Paulo Sarasate (Laranjeiras) e Abel Ferreira (Lagoa da Serra), além do prédio da antiga escola Celestino de Sousa que passará por uma reforma completa.

Mais um pacote anunciado foram as ações de melhorias e apoio pedagógico desenvolvida pelas secretarias. A gestão, desde o ano de 2021, vem realizando a entrega de kits multimídias para todas as escolas municipais e, este ano, realizou a entrega de dois computadores, tripé e ring light. Além disso, o governo realizou a aquisição de um ônibus escolar de 44 lugares, fardamento escolar para todos os alunos do ensino infantil ao ensino fundamental, kit escolar aos alunos de 2 a 5 anos que será entregue nos próximos meses.

Visto os efeitos da pandemia na educação de suas crianças e jovens, o município aderiu ao programa "Pacto pela Aprendizagem", que selecionará 24 monitores na área de português e matemática, além dos programas federais "Brasil na Escola" e "Tempo de Aprender".

Em sua fala, o Prefeito Edinho Nobre reforçou a valorização dos profissionais da educação anunciando o reajuste, "justo e merecido" de 33,24% aos professores e secretários escolares e parabenizou a rede de educação do município que vem efetuando o brilhante trabalho. A Secretária de Educação, Imaculada Silveira reafirmou a valorização dos profissionais de Educação, "Não é educação de qualidade sem bons professores e para termos bons professores, é preciso que tenhamos um leque de oportunidades. Precisamos de uma boa formação inicial, uma formação em sala de aula e precisamos de bons salários."

#Educação 21/02/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Processo Seletivo Simplificado para banco de monitores do Pacto pela Aprendizagem
#Educação 20/11/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Prefeito Edinho Nobre homologa Progressão por Elevação de Nível Acadêmico a 39 profissionais da educação de Banabuiú

Na noite da última sexta-feira, 19, o prefeito Edinho Nobre, a Secretária de Educação, Imaculada Silveira, autoridades políticas, comunitárias, profissionais da educação e toda a sociedade banabuiense, estiveram reunidos no Ginásio Poliesportivo João Claudino, para celebrar a conquista de 39 professores e de toda a classe educacional do município de Banabuiú: a Progressão por Elevação de Nível Profissional. Esta é uma ação que há mais de 15 anos fez parte da luta de 41 profissionais e que agora é comemorada como mais uma realização da categoria e como um feito da gestão crescendo e desenvolvendo.

Durante discurso, o prefeito Edinho Nobre destacou "O Governo Municipal de Banabuiú faz, porque acredita que a valorização destes profissionais é parte fundamental no desenvolvimento, na carreira do servidor e no desenvolvimento da nossa cidade. O sonho hoje conquistado pela classe dos profissionais da educação é mais uma reafirmação do compromisso desta gestão com a causa pública e um avanço para a educação banabuiense. Valorizar nossos professores com condições de trabalho e salários dignos é valorizar o futuro que bate em nossa porta. "

A professora Carmem Lúcia, uma das agraciadas com a progressão de nível, oportunizou em sua fala toda gratidão com que a gestão de Edinho e Arimatea fez para que esta luta tivesse um final feliz. "A gestão de Edinho e Dr. Arimatea, fizeram a mudança acontecer, no sentido mais bonito e mais significativo da palavra. Não é só um coração que se alegra, são vários, pois 39 professores estão sendo contemplados, mas somado a esses corações tem muito mais, tem os familiares, amigos que também sofreram com a gente. Então a quantidade de pessoas que se alegram essa noite é incalculável. E como bem se diz, a gratidão é a memória do coração. Sem dúvidas, essa gestão estará para sempre em nossos corações, e nos corações de muitas, muitas pessoas. "

Através do incansável trabalho da Secretaria Municipal de Educação, a profissionalização e valorização destes servidores é fruto de um trabalho pensado e articulado por muitas mãos que, inclusive, perpassam outros eixos e secretarias, como de fato deve ocorrer em trabalhos síncronos, mútuos e multissetoriais. Em discurso, a Secretária de Educação, Imaculada Silveira expressou todo seu contentamento em ver o sonho destes profissionais sendo realizado: "São 15 anos de uma busca pela concretização desse direito, uma luta histórica que começou a ser atendida logo que assumimos. Quando implementamos a Lei da Ampliação em 2018, sabíamos da importância desse grande feito. O nosso empenho e compromisso para chegarmos a esta conquista contou com o apoio de muitos membros da sociedade, em especial, do nosso prefeito Edinho, que abraçou a causa dos professores e atendeu prontamente a nossa solicitação, por isso hoje a educação está em festa. "

Não é novidade que nos últimos anos, o Governo Municipal de Banabuiú vem implementando políticas voltadas à melhoria das condições de ensino e de trabalho, através da Secretaria Municipal de Educação, que tão bem defende os ideais e as reivindicações da categoria. O diálogo, a transparência, a gestão fiscal e a empatia permitiram que a categoria e toda sociedade pudesse comemorar esta vitória.

- Um relato da Luta da Elevação de Nível do Professores de Banabuiú, pela Profa. Carmem Lúcia

Em 2006 fizemos o concurso público. Na época o concurso foi para dois grupos de professores: PEB I, para aqueles que ainda não eram graduados e PEB II, para os que que já eram graduados. Tudo bem, sabíamos que ser graduados era uma questão de tempo, pois já estávamos fazendo faculdade. A maioria morava na zona rural. Muitas das aulas eram a noite, alguns atravessavam o Rio Banabuiú, meia noite, pois depois da aula voltamos para a nossa residência, já que no dia seguinte íamos trabalhar. Sabíamos que ao terminar a graduação era só fazer o requerimento e já receberíamos a diferença salarial. Tudo certo, concluímos essa etapa, graduados!

Em 2009 fizemos o requerimento e aguardamos o fim do mês, ansiosos, eufóricos, finalmente íamos começar a colher os frutos que sempre vem para os que se esforçam, se dedicam e buscam melhorias. Para a frustação de todos, nada de aumento. Solicitamos uma reunião com a secretária para sabermos o motivo pelo qual não tínhamos recebido o aumento, pois de acordo com o nível deveríamos ter recebido. Na ocasião ela disse que de acordo com o concurso feito, com a divisão PEB I e PEB II, não tínhamos direito.

Falamos com os representantes do Sindicato dos Professores que marcaram uma audiência na Justiça do Trabalho de Limoeiro do Norte, na época essas questões eram resolvidas lá. Fomos atrás de nossos direitos, pois era injusto, tanto esforço e agora não sermos valorizados. Ficamos aguardando um resultado que não vinha. Praticamente um ano depois veio a notícia de que a pessoa responsável de julgar a ação disse que ambas as partes tinham, de acordo com o documento, brechas que os favoreciam e que procurasse outra estância para resolver a causa.

Lembro da tristeza que nos deu ao ficarmos sabendo dessa notícia. Sempre que alguém questionava junto aos gestores da época, o que se tinha de resposta era NÃO. De tanto ouvir NÃO as pessoas já nem insistiam mais. Só nos restava a esperança de que um dia, aquela gestão sairia, e o gestor que entrasse acenderia em nossos corações a chama da esperança novamente, um gestor que valorizasse os professores, que fosse um incentivador do profissional da educação.

Edinho Nobre e Dr. Arimatea ganharam as eleições e em nós a esperança de volta. A gestão de Edinho, tendo como secretária, Imaculada Silveira, fizeram a mudança e o sonho acontecer. Procuramos e apresentamos a eles a nossa luta e o nosso sonho de termos o nosso grau reconhecido e o direito de recebermos nosso salário conforme nossa formação. Prontamente os gestores nos ouviram e se comprometeram a lutar juntamente com a gente, com muita reponsabilidade social e fiscal. No dia 15 de outubro deste ano (2021), dia em que celebramos o dia do professor, fomos surpreendidos com a notícia que mais aguardávamos: a elevação de nível foi atendida. Após 15 anos de luta, conseguimos!

#Educação 04/11/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Governo do Ceará anuncia construção de Centro de Educação Infantil em Banabuiú

O município de Banabuiú recebeu nesta quinta-feira (4), mais um grande equipamento educacional, com o apoio do Governo do Ceará: o Centro de Educação Infantil (CEI). O CEI integra o pilar Tempo de Aprender do Programa Mais Infância Ceará, política pública estadual, voltada para a educação básica dos anos iniciais (0 a 5 anos). O equipamento oferece oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento integral para as crianças em um ambiente adequado.

A construção de Centros de Educação Infantil faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana. A iniciativa, que abrange todos os 184 municípios do território cearense, é centrada em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Aprender e Tempo de Brincar. É justamente o Tempo de Aprender que compreende a escola como direito de todos, visando atender à meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches.

Em janeiro deste ano, o governador Camilo Santana sancionou lei que atualizou e consolidou o Mais Infância Ceará como política pública de Estado. O novo documento substituiu o que estava vigente, desde março de 2019, quando instituía a iniciativa como uma lei estadual, promovendo e desenvolvendo ações intersetoriais para promoção do progresso infantil.

Emocionado pela conquista, o prefeito Edinho Nobre usou as redes sociais para expor o seu contentamento e agradeceu a parceria do município de Banabuiú com o governo do Estado "Recebo com muita alegria e entusiasmo do governador Camilo Santana e da Primeira-dama do Estado, Onélia Santana, este grande e importante equipamento para nosso município. O Centro de Educação Infantil é um equipamento educacional grandioso e de alta relevância, não só por sua infraestrutura que é por si, grandioso e diferenciado, mas pelo acolhimento desde os anos iniciais de vida de nossas crianças a partir de zero anos, proporcionando-lhes acolhimento, bem-estar, socialização, promoção de uma educação ainda mais integrada na primeira infância e dando a suas famílias, a oportunidade de dispor de um berçário moderno, que atende todas as necessidades, dando a oportunidade aos pais de deixarem seus filhos em um local seguro para poderem trabalhar. O CEI de Banabuiú vem agregar em mais uma estratégia de nossas políticas públicas no campo educacional. O resultado desse trabalho não vem por acaso, é fruto de esforços diários, empreendidos e requeridos com muita seriedade e que louvavelmente nos é atendido pelo Governo do Ceará, a quem o povo banabuiense reconhece o trabalho. ", ressaltou o gestor.

Quando entregue o CEI de Banabuiú irá dispor de salas de aula, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. As crianças também recebem refeições diárias e todo o material: fardamento escolar, mochila, kit pedagógico e material de higiene para uso no Centro. A solenidade da Ordem de Serviço, aconteceu em Fortaleza e contou com a presença do Governador Camilo Santana; da Vice-governadora do Ceará, Izolda Cela; da Secretária da Educação, Eliana Estrela; do Prefeito, Edinho Nobre; da Secretária Municipal de Educação, Imaculada Silveira; da Secretária da Assistência Social, Cleide Nobre; do Deputado Mauro Filho e da Deputada Estadual, Aderlania Noronha.

#Educação 25/10/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Secretaria Municipal de Educação inicia curso de especialização para condutores do transporte escolar O curso tem o objetivo de aperfeiçoar, atualizar e qualificar os motoristas com conhecimentos em diversas áreas como legislação, direção defensiva, primeiros socorros, entre outros
#Educação 15/10/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Prefeito Edinho Nobre concede evolução por nível acadêmico de 40 profissionais da educação de Banabuiú A evolução acadêmica é baseada quando o professor obtém um título e tem a possibilidade de aumento salarial condizente com sua categoria.
#Educação 21/09/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Prefeito Edinho assina Ordem de Serviço para reforma e ampliação da Escola Elias Fernandes de Lima em Lagoa do Meio Esta é mais uma grande obra com recursos municipais que será iniciada em equipamentos educacionais do município, atendendo as requisições da comunidade.
#Educação 20/09/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Banabuiú inicia a retomada gradual das atividades escolares de forma presencial Cada Unidade Escolar montou minuciosamente seu cronograma a partir de pesquisas, consultas, diálogo e, principalmente atendendo a realidade de cada unidade.
#Educação 07/09/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Banabuiú realiza Ato Cívico alusivo a Independência do Brasil A solenidade contou com a participação de Vereadores, Secretários, Policia Militar, Banda de Música Municipal, Fanfarra Flor do Mandacaru e representantes da Comunidade Escolar.
#Educação 03/09/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Banabuiú estuda a retomada das atividades escolares presenciais para o semestre letivo 2021.2 Um estudo de viabilidade de retorno às aulas, na modalidade híbrida, está sendo levantado pela Secretaria de Educação do município.
#Educação 23/08/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Banabuiú inicia semestre letivo com entrega dos kits da merenda escolar Cada kit conta com 70% de alimentos perecíveis e 30% de alimentos da agricultura familiar, atendendo as prerrogativas estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar.
#Educação 30/06/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Em solenidade, governador Camilo Santana homologa Liceu de Banabuiú como escola de tempo integral. A partir de agora, o Liceu de Banabuiú ofertará uma jornada letiva de nove horas diárias, para as séries iniciais, garantindo 3 refeições por dia.
#Educação 22/06/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Alunos da Rede Municipal de Ensino de Banabuiú, são premiados em Olimpíadas Científicas Nacionais Ao todo, 24 alunos foram premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa, competindo com alunos de todo o Brasil.
#Educação 11/05/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Estudantes da Rede Municipal de ensino de Banabuiú, receberão chips com pacotes de internet para acesso as aulas remotas Serão adquiridos 700 chips de telefonia móvel com internet, para serem distribuídos entre os professores e alunos das escolas públicas de Banabuiú
#Educação 30/03/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Membros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB são escolhidos para o biênio 2021-2022 O Conselho tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação de recursos no âmbito das esferas municipal, estadual e federal.
#Educação 18/03/2021 SECRETARIA DE GOVERNO Liceu de Banabuiú se torna Escola de Tempo Integral Tendo em vista os índices exigidos pela SEDUC, o Liceu de Banabuiú recebeu por meio da CREDE 12 o chamamento para a implantação do Ensino Médio em tempo integral a partir de 2021.
#Educação 10/03/2021 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SEMA divulga resultado preliminar da seleção para o Agente Jovem Ambiental

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), divulga nesta quarta-feira (10/3), o RESULTADO PRELIMINAR com os nomes dos candidatos selecionados - além do cadastro reserva - para o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA).

Nesta etapa, o prazo para recurso vai até o dia 15 de março. Os eventuais recursos só serão aceitos se encaminhados para o e-mail recurso.aja@sema.ce.gov.br, em formulário específico, conforme modelo no Anexo 3 do Edital de Seleção, e em cumprimento ao Item 5 do mesmo Edital. As novas datas para as próximas fases do processo seletivo serão remarcadas e divulgadas oportunamente.

Confira o resultado dos selecionados e cadastro de reserva no município de Banabuiú, ao final da matéria.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente

#Educação 09/03/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Em busca do selo de qualidade, Banabuiú recebe vistoria do DETRAN para avaliação dos ônibus escolares Os municípios que atingem a pontuação exigida durante a vistoria, recebem o selo de qualidade DETRAN.
#Educação 12/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Programa Agente Jovem Ambiental oferece 22 vagas para Banabuiú O AJA tem como propósito, estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental.
#Educação 04/12/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação faz balanço e planeja Busca Ativa para evitar evasão escolar em 2021 Pasta também fez planejamento para ano de 2021 considerando efeitos da pandemia, e discutiu pontos como frota e kits de merenda escolar
#Educação 23/11/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Gestão conclui na escola de Barra do Sitiá; unidade é a 5ª a ser reformada Escolas de Banabuiú passam, desde 2019, por um trabalho de modernização e reestruturação gradativa
#Educação 28/07/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Aulas em Banabuiú continuarão de maneira remota no segundo semestre Uso de aplicativos como Google Class, Youtube, fanpages no Facebook e Instagram e grupos de WhastApp será prioridade para dar dinamismo às aulas
#Educação 22/05/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Educação distribui 14 toneladas de alimentos da merenda escolar para famílias de baixa renda Entrega ocorreu nas escolas obedecendo parâmetros de segurança do combate ao coronavírus, e foi regulamentada a partir do decreto n° 20, assinado pelo prefeito Edinho Nobre
#Educação 07/05/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Banabuiú não decreta férias e continua com aulas remotas em maio O prefeito do Município, Edinho Nobre, resolveu garantir o pagamento integral ao quadro de pessoal ligado a Educação no mês de maio
#Educação 13/02/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Professores de Banabuiú terão reajuste conforme o Piso Nacional independente da formação Iniciativas de Banabuiú é destaque, já que em algumas cidades, nem todos os professores terão reajuste conforme o Piso
#Educação 10/01/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Escolas de Banabuiú realizam Dia D da matrícula nesta sexta-feira (10) Todas as escolas do Município estarão abertas durante todo o dia para a realização do procedimento
#Educação 22/11/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Após 99 dias, Banabuiú inaugura escola de Rinaré que desabou durante trabalho de reforma Parte do prédio veio abaixo quando estava sendo reformado, e o que poderia ter sido um elemento de medo e de problemas, se tornou uma forma uma razão de superação
#Educação 22/11/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Mais de 800 alunos de Banabuiú realizam provas do Spaece 2019 Sistema é realizado com alunos de português e matemática dos 2º, 5º e 9º anos de todas as escolas do Muncípio, tanto na sede como na zona rural
#Educação 11/11/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Ação histórica: Educação de Banabuiú acaba com uso do pau-de-arara para transporte de alunos Uma nova era se inicia na educação do Município de Banabuiú, com a chegada de uma iniciativa aguardada por anos: a gestão atual pôs fim ao transporte pau-de-arara como meio de transporte para estudantes que residem na zona rural. A partir de agora, os alunos serão levados de suas residências até as escolas das comunidades, por meio de ônibus e micro-ônibus.

De acordo com dados da Secretaria de Educação, a frota completa de 26 veículos foi impactada com a decisão. Eles agora são transportes maiores, mais seguros, que acomodam os alunos em acentos mais confortáveis e de qualidade superior ao que existia antes. A mudança em toda a frota de veículos escolar marcará o ano de 2019 para o Município de Banabuiú como um desafio de décadas, finalmente vencido. Desde o surgimento do Município que o translado de alunos que moram em comunidades rurais, era feito de forma inapropriada. O pau-de-arara era o único meio utilizado.

O prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, comunicou os banabuienses sobre a conquista e comemorou a ação usando suas redes sociais. "Há anos que o transporte escolar era feito de modo irregular, e foi somente em minha gestão que nos comprometemos em melhorar essa situação, uma ação vencedora que conseguimos graças ao nosso trabalho em conjunto com a Secretaria de Educação, na pessoa da Imaculada Silveira", garantiu o gestor.

A secretária de educação, Imaculada Conceição Silveira, também ressaltou a conquista. A gestora da pasta enfatizou que essa iniciativa representa uma grande batalha travada em prol de um investimento que assegura mais qualidade no serviço oferecido. "Hoje, 100% de nossa frota ela está começando a mudar, a transformar, e essa transformação é o fim do pau-de-arara, para que nossas crianças sejam incentivadas a vir cada vez mais para nossas unidades escolares, para que elas sejam motivadas a permanecer nas escolas. Esse é o primeiro passo porque, quando vamos ver toda a situação do transporte escolar, esse é o requisito mínimo, mas esse foi o requisito que o prefeito pontuou: vamos abolir o uso do pau-de-arara", pontuou Imaculada.

O investimento da gestão para mudar a frota de veículos teve início ainda em 2018. Compromisso assumido com a população, o município tratou de buscar atender as orientações dadas pelos órgãos fiscalizadores. O resultado veio este ano e não é só isso: além de cumprir as normas regulamentadoras, a gestão atual tem buscado parcerias para assegurar o rigor do cumprimento das normas. No último sábado (9) Imaculada Silveira reuniu os motoristas das 26 frotas e recebeu a equipe do Detran. A gestão firmou uma parceria para realizar uma ação de verificação dos veículos a fim de atestar a boa qualidade dos transportes.

"O primeiro passo foi dado e temos outros passos a dar: um deles é o nosso monitoramento com esses transportes, o outro é dar um curso ao motorista de especialização de condução dos alunos para transporte escolar através da empresa responsável. Também vamos fiscalizar junto com diretores o cumprimento disso muito presente e somos um município pequeno, eu acredito que tanto nós que fazemos gestão, como nossos colaboradores, todo mundo abraçou a ideia e está trabalhando em prol da autoridade máxima em educação, que é o aluno", comentou a secretária de educação.
#Educação 08/10/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Creche Irmã Elodia tem programação especial na semana da criança No roteiro, estão contação de histórias, resgate de brincadeiras antigas, além de atividades físicas, e atividades com música, animação e apresentação de teatro.
#Educação 06/09/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Conheça o trajeto do Desfile Cívico de 7 de Setembro em Banabuiú Escolas e a Creche do município de Banabuiú realizam, nesta sexta-feira (6), o tradicional desfile cívico em alusão ao 7 de Setembro. A solenidade é organizada pela Secretaria Municipal de Educação que, este ano, tem como tema "Democracia: uma conquista de muitas lutas". Por questões logísticas a Secretaria decidiu realizar o evento no dia 6.

O percurso percorrido pelos pelotões foi definido pela Secretaria de Educação. A concentração acontece a partir das 15h, em frente à Praça do Dnocs. De lá, eles percorrem a Avenida Valdir Leopércio, até o cruzamento da Rua JK, onde dobrarão à esquerda no sentido Centro. Chegando à Praça 25 de Janeiro os alunos dobrarão à direita, sentido saída da cidade. Eles percorrem a metade da Avenida Adília Cajazeiras, onde retornam pelo outro lado da via.

No percurso de retorno, os pelotões farão suas apresentações como parte integrante do desfile, em frente ao trecho da Praça onde se inicia a Rua Francisco Soares (antigo "alto da delegacia"). De lá, eles seguem pela Avenida Queiroz Pessoa, onde ficam posicionados para a solenidade no Palco Pátrio.

Todas as 13 escolas municipais mais o Liceu de Banabuiú participam do ato. Quase 1.000 alunos estarão envolvidos no desfile. Ao todo, serão 45 pelotões, sendo 31 temáticos e outros 14 de fardamento escolar. Este ano o evento terá como tema em 2019

Temáticas que façam alusão a períodos da história brasileira marcadas pela luta da democracia serão abordados pelas escolas, como: Movimentos Abolicionistas, República Velha, Era Vargas, Participação Feminina, Fim do Estado Novo, Populismo, Golpe de 1964, A Abertura Política, Constituição Federal e Golpe de 2016.

Desfile Infantil

Pela manhã cerca de 150 crianças da Creche Ir. Elodia Calligares realizaram o desfile infantil. As crianças saíram da sede da Creche, por volta das 7h, e percorrem a Avenida Queiroz Pessoa, onde se concentram em frente ao Palco Pátrio. Sete pelotões integravam o desfile da Creche: Porta-Bandeira; Bandeira dos Estados; Fardamento; Banda de Música; A Constituição de 1988; Direitos garantidos das crianças; Sistema de garantia de direitos e Crianças no mundo da fantasia.
#Educação 30/08/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Desfile de 7 de Setembro terá como tema "Democracia: uma conquista de muitas lutas" O desfilo cívico com as escolas de Banabuiú terá como tema em 2019 "Democracia: uma conquista de muitas lutas". O assunto foi definido pela Secretaria Municipal de Educação. Este ano, excepcionalmente, em razão de questões logísticas e de estruturação do evento, o ato cívico deve acontecer no dia 6 de setembro.

A concentração dos pelotões ocorre tradicionalmente a partir das 15h da tarde, em frente a praça do Dnocs. Todas as 13 escolas municipais mais o Liceu de Banabuiú participam do ato. O percurso será divulgado nos próximos dias pela pasta responsável. Quase 1.000 alunos estarão envolvidos no desfile.

Ao todo, serão 45 pelotões, sendo 31 temáticos e outros 14 de fardamento escolar. Os grupos vão marchar pelas principais ruas e avenidas da cidade, com temáticas que façam alusão à períodos da história brasileira marcadas pela luta da democracia. Estão elencados os seguintes temas: movimentos abolicionistas, República Velha, Era Vargas, Participação Feminina, Fim do Estado Novo, Populismo, Golpe de 1964, A Abertura Política e Constituição Federal.

A polêmica envolta dos atuais períodos políticos do País, como o recente impeachemant da ex-presidente Dilma Rouseff, estarão elencados no pelotão O Golpe de 2016 e por outras duas escolas que vão abordar a temática Brasil Atual. A creche Irmça Helodia, que desfila pela manhã, em razão do horário para as crianças, terá como tema a Constituição Cidadã.

O desfile deve percorrer os principais trechos do Município. Anualmente o ato cívico tem sido aguardado com bastante expectativa, pela organização temática que tem investido. A secretária de educação do Município, Imaculada Conceição Silveira, afirma que os preparativos entre as escolas está em ritmo acelerado e que a cidade terá uma grande apresentação.
#Educação 26/07/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Retorno às aulas nas escolas de Banabuiú acontece 1º de agosto para mais de 3 mil alunos Cerca de 3.300 alunos são aguardados nesta quinta-feira (1º), para a retomada das aulas na rede pública de ensino de Banabuiú. A data marca o encerramento das férias e o retorno do segundo semestre letivo de 2019. A Secretaria de Educação do Município se organiza para que o retorno aos estudos seja feito de forma disciplinar e com organização.

Todas as 14 escolas de responsabilidade do Município, incluindo as de ensino infantil (creches), estarão abertas na próxima quinta. Para receber os alunos com estratégia pedagógica atualizada, professores e gestores das unidades de ensino participam na próxima segunda e terça-feira, 29 e 30 respectivamente, de mais uma etapa da jornada pedagógica, que se encerra com o planejamento escolar no dia 31 (quarta-feira).

A secretária de educação de Banabuiú, Imaculada Conceição Silveira, também deve anunciar no início da semana, a nova estratégia na condução escolar dos estudantes, que visa por fim aos transportes na modalidade paus-de-arara. Uma reunião nesta sexta-feira (26) entre membros de empresas organizadoras da iniciativa e motoristas das rotas escolares da zona rural confirmaram participação na reunião.

Para alguns alunos a retomada das aulas será em clima de casa nova. Nas férias, algumas unidades escolares de Banabuiú que estavam tendo concluídas os trabalhos de reforma e modernização, como é o caso da escola de Pedras Branca, ficaram prontas. O ambiente ficou mais organizado e amplo, com espaço de jardinagem, novas instalações elétricas, retoques na pintura, ampliação de salas e reparos na parte de marcenaria.
#Educação 26/06/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Alunos da escola Irmã Ruth realizam primeira edição de Mostra Artística A proposta buscou fomentar a pesquisa, as artes e o trabalho interdisciplinar no contexto escolar, intencionando motivar os alunos da primeira Escola de Tempo Integral do Município de Banabuiú
#Educação 19/06/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Circuito Junino das escolas de Banabuiú segue até dia 29 de junho Evento ocorre em todas as escolas do Município, com entrada gratuita, visando fortalecer a tradição cultural no espaço-escola
#Educação 12/06/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Escolas de Banabuiú se mobilizam em caminhada contra o trabalho infantil Os alunos da Escola Raul Urquidi, Celestino de Sousa e Irma Ruth promoveram um percurso pela avenida Adília Cajazeiras, com cartazes e símbolos que levavam a uma reflexão à data
#Educação 04/06/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Divulgado o resultado das vagas remanescentes do Novo Mais Educação Os candidatos que foram aprovados podem buscar mais informações na sede da secretaria de educação
#Educação 27/11/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Começa aplicação do Spaece 2018 em escolas de Banabuiú É importante que nenhum aluno das séries que realizam o Spaece nos próximos dias faltem a aula.
#Educação 26/11/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Escolas de Banabuiú se mobilizam para Spaece 2018 Município destaca compromisso com resultado do exame; provas acontece nesta terça (27), quarta (28) e quinta (29)
#Educação 26/11/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Banabuiú realiza série de ações para garantir reforço no Spaece 2018 Atividades foram encerradas no último fim de semana, entre elas, aulões de reforço para os aluno
#Educação 26/09/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Banabuiú elabora estratégia para reforçar qualidade do ensino fundamental Foco da ação são os índices do Spaece, que devem ser otimizados a partir deste trabalho desenvolvido
#Educação 08/09/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Desfile do 7 de Setembro em Banabuiú vira destaque com tema Empoderamento Feminino O desfile reuniu 12 escolas do município mais o Liceu de Banabuiú
#Educação 03/09/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Gestores de escolas de Banabuiú terão Pós-Graduação de graça A formação é oferecida pela Uece com certificação de 480 horas/aula
#Educação 18/07/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Obras do novo Celestino de Souza prosseguem; Quadra da escola está sendo erguida A quadra de esportes, uma das fases do novo colégio Celestino de Sousa, começou a ser erguida. A fase é uma das mais aguardadas da obra do colégio, que deve abrigar a maioria dos alunos da rede pública municipal do ensino fundamental.

Os pilares metálicos para fixação da estrutura do telhado foram erguidos na terceira semana de agosto. A empresa responsável pela construção concluiu a fase na mesma semana. A etapa teve o acompanhamento do engenheiro civil do município, Jailson Vasconcelos. Ele garante que todo o processo obedeceu ao padrão de segurança exigido.

Com parte da etapa da quadra concluída, a obra ganhou uma outra ambientação. De longe, quem anda pela avenida Queiroz Pessoa, consegue avistar a gigantesca estrutura azul de aço.

A obra passa a ganhar mais celeridade, dado o compromisso da atual administração em poder entregar o novo Celestino de Sousa no mais curto espaço de tempo. A Secretaria de Infraestrutura tem atuado para obedecer a prazos no envio de relatórios e documento, garantindo assim a liberação de recursos para as etapas seguintes.

O novo Celestino de Sousa é uma obra da gestão anterior e bastante aguardada pela população. O projeto do prédio foi elaborado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação e obedece a um sistema de padronização de escolas.

Quando estiver pronta, o novo Celestino de Sousa deve garantir salas de aula confortáveis, laboratórios, espaços ambientados e uma nova forma de vivência escolas que resulte em uma otimização na qualidade dos alunos. A escola deverá ser a que mais abrigará alunos da sede no nível fundamental.
www.banabuiu.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 17:10:38