Saúde

PROFISSIONAIS DE BANABUIÚ PROMOVEM EVENTO PARA DISCUTIR SAÚDE MENTAL COM ESPECIALISTAS DA REGIÃO

Texto: José Avelino Neto

O núcleo de saúde mental da Secretaria de Saúde de Banabuiú realiza o primeiro encontro de saúde mental. O encontro acontece nesta quarta-feira (17), na Câmara de Vereadores de Banabuiú, a partir das 8h.

O objetivo é reunir estudiosos e profissionais da área, em alusão à luta antimanicomial, lembrada esta semana. O evento é aberto ao público e a participação é gratuita. O encontro é organizado pelo psicólogo e psicanalista e coordenador do Núcleo de Saúde Mental, Emerson Parente.

Profissionais do Centro de Atenção Psicosocial da área de municípios da região Centro-Sul e Sertão Central, como Quixadá, Quixeramobim, Jaguaretama, Solonópole, Senador Pompeu, Ibicuitinga, Mombaça e Iguatu. Entre eles os médicos psiquiatras Dr. Carlos Magno, Dr. Nestor Manieri e Dr. Edson Guimarães. A secretária de saúde, Rianna Nobre, deve abrir o evento.

A organização prevê que quatro mesas para discutir temas da área. A primeira será conduzida pelo organizador do evento, Dr. Emerson Parente. Ele deve falar sobre matriciamento. Os demais convidados, em falas de cerca de 45 minutos, devem abordar questões como “atenção psicosocial na atenção básica”, “Neurose X Psicose: visão geral”, e por fim “Caps Ad’s, Importância e contribuição”.


SÁBADO (13) SERÁ ‘DIA D’ DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE EM BANABUIÚ; SAIBA QUEM DEVE SE VACINAR


Texto: José Avelino Neto | Foto: Valdecir Pimenta

O sábado (13) será de Dia D de vacinação contra a gripe comum. O posto de saúde da sede, localizado na rua Irmã Tavares, vai estar aberto a partir das oito da manhã até às cinco da tarde. Todas as pessoas que se enquadram como público-alvo da campanha poderão se vacinar.

A campanha começou desde o último dia 17 de abril. O objetivo é imunizar contra a gripe crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mulheres que tenham tido filhos há 45 dias, além de indígenas, profissionais da saúde e professores da rede pública ou privada.

Para se vacinar basta levar o cartão de vacinação. A campanha é importante porque previne, através da dosagem, que a população seja contaminada com o vírus da influenza, causador da gripe.

De acordo com estudos conduzidos pelo Ministério da Saúde, a influenza pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. Entre inúmeros benefícios, a vacinação contra a gripe sazonal pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e em aproximadamente 50% as doenças relacionadas.

Conforme a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), em todo o Ceará mais de 28 mil profissionais vão trabalhar em todos os municípios na intensivação da campanha. 2.370 postos fixos vão estar abertos e 1.150 volantes vão funcionar. Ainda segundo a Sesa, até a segunda semana de abril mais de 450 mil pessoas já haviam sido vacinadas.


AGENTES DE ENDEMIAS APROVADOS NA SELEÇÃO TERÃO TREINAMENTO NOS DIAS 10 E 11 DE MAIO Texto: José Avelino Neto

Os agente de controle de endemias (ACE) aprovados na última seleção pública, realizada pela Secretaria de Saúde, vão passar por uma capacitação. O encontro acontece nos dias 10 e 11 de maio no auditório Antônio Sales. Os encontros começam as oito da manhã.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a capacitação é obrigatória para quem foi aprovado e convocado entre os concorrentes da seleção. Agentes da 9ª Coordenadoria Estadual de Saúde (Cres), de Quixadá, vão participar do encontro e ajudar na capacitação. No encontro os agentes vão conhecer as bases e os pré-requisitos para a realização do controle de endemias nas residências, além de saber como atuar em situações específicas. As reuniões duram todo o dia. Ao todo, a capacitação é composta por quatro etapas de encontros. Neste primeiro, os agentes vão ser treinados especificamente para agir em situação de controle do mosquito Aedes aegypti, agentes transmissor de vírus como dengue e chikungunya.

DENTISTAS DO CEO REALIZAM AÇÃO DE SAÚDE BUCAL NA ESCOLA CELESTINO DE SOUSA

Texto: José Avelino Neto | Fotos: Valdecir Pimenta

Sair do local de trabalho e ir de encontro àquele público alvo de cada ação desenvolvida. Esse trabalho tem desenhado uma nova realidade em Banabuiú, através de pactos intersetoriais firmados entre gestores do Governo Municipal. Na última terça-feira (25) uma equipe de saúde bucal da Secretaria de Saúde promoveu uma ação com alunos do Centro Educacional Municipal Celestino de Sousa (Cemcs). A iniciativa recebeu o apoio da Secretaria de Educação.

 

16 profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), entre dentistas e técnicos, atenderam pela manhã e pela tarde todas as turmas do Cemcs. Cerca de 500 alunos receberam orientações sobre escovação correta, males de alimentação a base de açúcar e seu risco de contrair cáries, o período de perder os dentes, entre outros.

 Uma turma por vez era levada ao pátio da escola para, após assistir a uma palestra, receber um atendimento com dentistas e uma avaliação clínica. Quem precisava retornar ao consultório, pode marcar o retorno lá mesmo, com uma equipe que realizava os agendamentos. Também houve a aplicação de flúor. A aluna do oitavo ano, Crislayne Monte, estava empolgada com a palestra. Com 13 anos, ela disse que aprendeu uma nova técnica para escovar os dentes, e se sentiu mais segura. “É muito importante pra gente manter a atenção bucal. Eu pensava de um jeito e eles me ensinaram outras coisas, achei muito interessante”, comemorou. Para a coordenadora de saúde bucal do município, Evelyne Monteiro, a ação intersetorial reforça a busca em manter um trabalho ainda mais firme e mais atuante, como formas de compromisso. “É uma espécie de levantamento de casos. Fazemos um agendamento e com isso a gente previne que os casos se agravem”.

A expectativa é que, em breve, a ação chegue às outras escolas de Banabuiú.


APROVADOS EM SELEÇÃO DA SAÚDE SÃO CONVOCADOS NESTA TERÇA-FEIRA (25)

Texto: José Avelino Neto | Imagem: Valdecir Pimenta

Acontece nesta terça-feira (25) a convocação dos aprovados na seleção para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Controle de Endemias (ACE). A convocação acontece a partir das oito da manhã, seguindo até as quatro e meia da tarde, no Centro de Saúde, que funciona também como sede da Secretaria de Saúde. O Centro fica na rua Irmã Tavares.

Para assinarem o contrato o trabalho os profissionais aprovados em ambas as áreas devem levar cópia dos seguintes documentos:

  • RG
  • CPF
  • Carteira de Trabalho
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) expedida na forma da lei nº 9.503/97, com fotografia (não Serão aceitos cartões de protocolo ou outros documentos)
  • Comprovante de domicílio
  • Título de Eleitor, com o comprovante de Votação da última eleição
  • Documento que comprove quitação com as Obrigações militares (quando for candidato do sexo masculino)
  • PIS ou PASEP
  • Certidão de Nascimento e/ou Casamento
  • Certidão de nascimento do(s) filho(s) até 14 anos
  • Original do Atestado de antecedentes criminais, não sendo aceitos cartões de protocolo ou outros documentos
  • Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental
  • Duas fotos coloridas 3X4 recentes.

Em convocação divulgada na última quinta-feira (20), a Secretaria de Saúde informou que os candidatos aprovados para o cargo de Agente Comunitário de Saúde devem permanecer, durante todo o período do contrato, residindo no local para a qual concorreu a vaga. Caso mude de endereço que não seja o da micro-área para a qual se inscrever o candidato pode perder a vaga, conforme regulamentado pela lei nº 11.350 da legislação vigente para profissionais da área.

Na convocação a Secretaria também informou que os candidatos que não compareçam no local, data e horário informado, perdem a vaga.