MAIS DE 300 FAMÍLIAS DE BANABUIÚ DEVEM ATUALIZAR DADOS DO BOLSA FAMÍLIA PARA NÃO PERDER BENEFÍCIO

272 famílias de Banabuiú estão com o benefício do Bolsa Família bloqueados e outras 32 tiveram o repasse cancelado. Há ainda casos de pessoas inscritas no programa Baixa Renda, que também estão com o desconto social suspenso. No total, são 304 famílias nesta situação. Leia o texto até o final para saber o que fazer.

As informações foram confirmadas pelo CadÚnico, setor da Secretaria de Assistência Social e Trabalho do Governo Municipal de Banabuiú. As famílias estão divididas em quatros grupos e cada um representa uma situação diferente. De acordo com o CadÚnico, 36 famílias estão inseridas no grupo 2. Os responsáveis pelo benefício social devem comparecer à Assistência Social até o dia 18 de agosto próximo, para realizar uma averiguação de dados. Se até o dia 18 as famílias não realizarem a atualização, vão ter o benefício cancelado.

Já no grupo 3 são 68 famílias. Os responsáveis também devem fazer uma atualização de dados na Assistência para averiguação, mas as famílias deste grupo dispõe de um pouco mais de tempo: o prazo final para realizar o procedimento é até o dia 15 de setembro. Depois dessa data, o benefício é cancelado.

As famílias que se encontram no grupo 1 são as de situação mais grave. Elas já foram avisadas para comparecer ao CadÚnico para atualização de dados, mas não obedeceram ao chamado. Como resultado, o benefício foi cancelado. São 32 famílias nessa situação. Elas precisam comparecer com urgência ao setor e fazer a atualização, pois a qualquer momento elas podem ser excluídas da lista de famílias beneficiadas pelos programas do Governo Federal.

Por fim, há ainda as famílias do grupo 8. São 168 pessoas que aparecem em uma outra lista. Elas também devem atualizar os dados até o dia 18 de agosto próximo e evitar o bloqueio do benefício.

De acordo com Rogivan Brito, responsável pelo CadÚnico da Assistência Social, essas pessoas podem enfrentar problemas caso não atualizem os dados. “São duas situações: as famílias dos grupos 1, 2 e 3, devem fazer uma averiguação de dados. Já as famílias do outro grupo estão há mais de dois anos sem atualizar os dados, por isso é importante. Se não comparecerem dentro do prazo o benefício pode ser suspenso e depois cancelado”, explica.

A atualização pode ser feita na sede da Secretaria de Assistência Social e Trabalho. O prédio fica na rua João Ferreira, número 555, no local onde antes funcionava o cartório eleitoral. A pasta funciona de segunda a quinta, de 7h às 11h, e de 13h às 17h. Na sexta-feira o horário de funcionamento é diferente: de 7h às 13, sem intervalo para almoço.

Famílias do Grupo 1 – Veja aqui
Famílias do Grupo 2 – Veja aqui
Famílias do grupo 3 – Veja aqui
Famílias do grupo 8 – Veja aqui