GOVERNO MUNICIPAL DISTRIBUI LEITE A FAMÍLIAS CARENTES POR MEIO DO PAA LEITE

Funcionários do Governo Municipal de Banabuiú continuam o trabalho de distribuição de leite adquirido por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite). De acordo com a Secretaria de Agricultura, recursos Hídricos e Meio Ambiente, ao todo, mais de 2.300 litros de leite foram doados para Banabuiú.

A entrega do primeiro lote do alimento aconteceu na última semana. Comunidades carentes e famílias cadastradas em programas de baixa renda nos bairros Brasília, Vila dos Marianos, Creche, Alto Alegre e Conjunto Esperança, foram beneficiadas. Parte do alimento também foi distribuída para o hospital do Município, conforme prevê as regras do programa.

O produto foi recebido pela Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Governo do Estado, responsável pelo programa.

A parceria do Estado e Governo Municipal, sempre forte e atuante, permitiu que o programa chegasse a Banabuiú, e garantisse alimento gratuito como forma de auxílio a dezenas de famílias em situação vulnerável. De acordo com registros, a última vez que a cidade havia sido beneficiada com o PAA leite foi em 1997.

O secretário Romário Lima, titular da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, explicou que a atividade contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social, que tem a frente a secretária Cleide Nobre; a Secretaria de Educação, coordenada pela educadora Carla Yáskara; e a Saúde, que é liderada por Rianna Nárgila Nobre.

Romário disse que o Governo abriu uma chamada pública para os municípios interessados enviarem a documentação necessária para poder adquirir o leite. O Banabuiú seguiu as recomendações e conseguiu a aquisição do produto.

Ele explicou também que o prefeito Edinho Nobre foi importante para a conquista. “Fizemos o que competia a nós, mas o Edinho foi lá, fez a parte política, se articulou junto com o Secretário, Dedé Teixeira, o que nos ajudou a garantir esse benefício”.

SOBRE O PROGRAMA

O PAA Leite visa garantir a segurança alimentar e nutricional das pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa desburocratizou o processo de aquisição dos produtos da agricultura familiar, possibilitando ao Estado uma presença mais efetiva no apoio aos agricultores familiares e às famílias em situação de insegurança alimentar.

A modalidade do PAA Leite, um dos componentes mais importantes e foi criada para contribuir com aumento do consumo de leite pelas famílias que se encontram em situação de insegurança alimentar e também incentivar a produção de agricultores familiares.