Eventos

PROFISSIONAIS DO GOVERNO MUNICIPAL PARTICIPAM DE CURSOS E CAPACITAÇÃO NA CAPITAL
Texto: José Avelino Neto


O bom profissional é aquele que está em busca de constante desenvolvimento. A gestão de Edinho Nobre incentiva a capacitação de seus profissionais, prova disse é que esta semana uma equipe da Secretaria de Assistência Social e Trabalho e o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Romário Lima, estiveram em Fortaleza participando de uma capacitação.

Romário e a técnica da Assistência, Leila Márcia, fizeram um curso de elaboração de projeto e capacitação de recurso. As habilidades adquiridas pela dupla vão contribuir para fortalecer as atividades intersetorial, ou seja, quando uma ou mais secretaria desenvolve iniciativa juntas, ação que já vem sendo desenvolvida na gestão. Eduardo Monteiro, pedagogo da Secretaria de Assistência, realizou um curso de transferência de recurso fundo a fundo, oferecido pela Agência de Desenvolvimento Econômico Social e pela Consiste Contabilidade. O curso deve ajudar no entendimento legal da aplicação de recursos em casos de projetos elaborados e desenvolvidos na área.


  CREAS REALIZA CAMPANHA EM ESCOLAS CONTRA A EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Texto: José Avelino Neto | Foto: Valdecir Pimenta


Conscientizar jovens, adolescentes e crianças é o principal trabalho que tem sido realizado nas escolas públicas de Banabuiú pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A iniciativa desenvolvida se soma a outras atividades planejadas para lembrar o dia 18 de maio, data em que se lembra o dia nacional de combate ao abuso sexual e à exploração sexual. Uma equipe formada por técnicos e profissionais como assistentes sociais, pedagogos, advogada e psicólogos, tem desenvolvido o trabalho. A ação é de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social e Trabalho e desenvolvida em parceria com as secretarias de Educação e Saúde.

As visitas às escolas da cidade acontecem desde o início desta semana, com palestras e esclarecimentos. O principal objetivo é prevenir, alertar e conscientizar as possíveis vítimas, além de debater o assunto com pequenos vídeos. Pais e responsáveis também estão sendo orientados.

As crianças têm sido estimuladas a realizarem um desenho simbolizando o sentido da campanha. Até o dia 11, o melhor desenho será avaliado por uma equipe e escolhido para ser usado no material de campanha que será feito, como folders, cartazes, panfletos e camisas.

No dia 18, data da campanha, a equipe do Creas vai realizar uma ação na praça 25 de Janeiro. Pela manhã haverá blitz e panfletagem na praça. À noite acontecem apresentações de dança, karatê, exibição de vídeos, além de pequenas palestras e momentos de orientação. Toda a programação é gratuita e aberta ao público. Mesmo após o dia 18, as atividades continuam, inclusive nos distritos da zona rural, com palestras, campanhas de conscientização e até audiências públicas desenvolvidas pela comarca local da justiça.


EM PREPARATÓRIO PARA O INTERMUNICIPAL CEARENSE, BANABUIÚ VENCE MILHÃ, EM CASA, POR 7 X 1 Texto: José Avelino Neto

Em 2014, durante a final da copa do mundo, o placar de 7 X 1 teve um gosto amargo para milhares de brasileiro, num jogo onde a Alemanha saiu vitoriosa. Mas para os torcedores da seleção de futsal de Banabuiú, o placar de 7 X 1 teve um inverso sabor de  doçura. O time venceu a seleção do município de Milhã pelo mesmo placar no amistoso preparatório para o 45º intermunicipal cearense de futsal. A partida aconteceu na última quarta-feira (3) no ginásio coberto João Claudino.

Nunca uma partida preparatória foi tão intensa. Jovens, crianças e até uma pequena torcida formaram um público surpreendente para uma partida em plena quarta-feira. As arquibancadas ficaram cheias. O prefeito Edinho Nobre assistiu ao jogo ao lado da equipe da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer. Antes de entrarem em quadra, ele foi ao vestiário e conversou com os jogadores. “Vamos continuar apoiando o esporte, acreditamos em vocês, queremos entrar para ganhar”, encorajou o prefeito. O Banabuiú chegou mostrando empolgação. Deu para perceber que o time estava confiante: passes de bola ensaiados e uma boa marcação. Resultado: três a zero para o time da casa, no fim do primeiro tempo, e ainda assim podia até se dizer que o jogo estava equilibrado, não havia tanto acirramento. Foi só mesmo no segundo tempo que o clima esquentou. O ginásio mais parecia uma panela de pressão prestes a explodir. Os times se degladiavam pela bola e o resultado foi uma sucessão de cartões. As penalidades foram tantas que em dado momento, havia apenas seis jogadores em quadra. O Banabuiú ainda jogava mesmo sabendo que se passasse a ceder naquele momento, já teria uma larga vantagem. Nos dez minutos finais, o time ganhava de quatro a um e foi nesta hora que a partida ficou mais acirrada. O time da Milhã atacava, e foi naqueles momentos que a seleção banabueinse parece mais ter lembrado o que ensaiava em quadra, durante os treinos. Passes ainda mais elaborados, estudados e combinados entre os jogadores, que marcaram mais três gols, fazendo a partida terminar com 7 X 1 no placar. O resultado foi destaque nas redes sociais da Federação Cearense de Futsal. Antes mesmo do jogo, o secretário de esportes, Marcel Farias, e o treinador do Banabuiú, Jean Weyne, já acreditavam na equipe. “O time está bem, une experiência e muita força. Dá para confiar”, disse o treinador. Com o resultado o time agrega confiança e mostra que não via decepcionar. E mesmo que tenha sido coincidência, o placar foi o maior demonstrativo dessa disposição. O sete a um pode não ter sido assim tão fácil, mas foi doce, tão doce quanto foi para os alemães naquele 2014.  

SEBRAE REALIZAÇÃO ATENDIMENTO E OFICINAS GRATUITAS PARA PEQUENOS E MICROEMPRESÁRIOS EM BANABUIÚ

Texto: José Avelino Neto | Fotos: Valdecir Pimenta

 

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai realizar no próximo dia 9 de maio (quarta-feira) em Banabuiú, uma dia de ação para grandes e microempresários. Serão oferecidos oficinas e capacitações gratuitas, além de orientações.

A ação acontece na Câmara de Vereadores de Banabuiú e é gratuita. Os técnicos do Sebrae vão realizar impressão de boletos, declarações anuais, formalização, dentre outros serviços.

Qualquer pessoa pode participar, mas os comerciantes da cidade são o principal alvo da ação, que é desenvolvida pelo Sebrae e conta com o apoio da coordenadoria de indústria e comércio do Governo Municipal de Banabuiú, e da Secretaria de Cultura e Turismo.

Duas oficinas acontecem durante a programação, todas voltadas para o microempreendedor individual (MEI). Uma delas é a SEI Comprar, que começa às 14h e segue até às 17h. Em seguida, às 18h30, ocorre o SEI empreender.

A primeira tem por objetivo Identificar os elementos que envolvem o processo de compras planejadas para assegurar os melhores resultados no negócio, selecionando, criteriosamente, o que deve ser comprado e a procedência do produto. Já a segunda vai falar sobre o que é preciso conhecer para adotar práticas e atitudes empreendedoras por meio da descoberta e aplicação do potencial empreendedor de cada um para o fortalecimento do negócio.

De acordo com o Sebrae, a iniciativa já acontece pelo nono ano consecutivo em comemoração a Semana do MEI. Algumas cidades do interior são selecionadas para receber os técnicos do Sebrae, este ano entre eles estava Banabuiú.

Ainda conforme o Sebrae os empresários vão ter a oportunidade de tirar dúvidas, participar de minicursos e oficinas e, ainda, assistir palestras sobre empreendedorismo, e temas específicos. Esse é tido como o maior evento nacional com foco no microempreendedor.