EDINHO NOBRE ASSINA CONVÊNIO COM GOVERNO DO ESTADO ATRAVÉS DO PROGRAMA PAA LEITE

Texto: José Avelino Neto

O prefeito Edinho Nobre assinou, em reunião na manhã da última terça-feira (13), um convênio com o Governo do Estado através do programa PAA leite. A assinatura aconteceu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), na presença do titular da pasta, Dedé Teixeira.

De acordo com o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Romário Lima, o convênio deve começar a ser colocado em prática entre o final de junho e o início de julho. O prefeito Edinho Nobre comemorou o programa em anuncio nas redes sociais.

A aquisição vai permitir aos produtores rurais de Banabauiú previamente cadastrados, comercializarem ao Governo do Estado, cerca de 500 litros de leite diários. O alimento é doado para consumo em escolas públicas, hospital e os dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Desta maneira, o PAA garante o fortalecimento da economia rural familiar e ajuda o município, garantindo alimentação de qualidade à população atendida nos órgãos públicos municipais.

Conforme a SDA, os beneficiários consumidores são pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional que participam de ações promovidas por entidades socioassistenciais e famílias inscritas no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico). Já os beneficiários fornecedores são agricultores familiares inscritos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e cooperativas.

Ainda de acordo com a secretaria, O pagamento é realizado quinzenalmente e recebe isenção de ICMS e taxa de emissão de nota fiscal. Os preços pagos pelos produtos obedecem valores tabelados, que protegem o pequeno produtor em momentos onde a produção é alta e o preço.