BANABUIÚ SERÁ SEDE DE FÓRUM DE CULTURA COM 14 CIDADES DA REGIÃO CENTRAL

A cidade de Banabuiú vai ser sede do Fórum de Cultura e Turismo do Sertão Central. O evento acontece na próxima quinta-feira (31), no salão da Câmara de Vereadores de Banabuiú, das 8h às 15h. 14 cidades da região vão estar reunidas.

O tema central do encontro será “Cultura, Trabalho e Democracia”. Os participantes vão propor iniciativas para fortalecer as ações culturais realizadas nas cidades participantes. O encontro é aberto para participação livre da população.

Além de gestores da área, agentes culturais, representantes dos governos municipais das cidades participantes e membros do Conselho Municipal de Cultura também vão compor as discussões.

De acordo com a Secretaria de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio de Banabuiú, o objetivo geral do Fórum é “propor estratégias de aprimoramento da articulação e cooperação institucional entre os governos municipais e a sociedade, a fim de dinamizar os sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura e turismo para implementação e consolidação de ações que fortaleçam e aprimorem as ações” na região.

Na programação do Fórum está palestras com representantes da cultura e do turismo da região e uma oficina de elaboração de projetos culturais. A gestora da pasta, Lila Oliveira, deve apresentar o mapa cultural de Banabuiú aos municípios visitantes. Há ainda um momento reservado para que os secretários apresentem um balanço das ações desenvolvidas em cada cidade.

Lila Oliveira detalhou como a secretaria do setor no município, se prepara para receber os colegas das cidades vizinhas. O intuito é induzir a apreciação de pontos turísticos e que remetam à história da cidade. “Vamos tomar café debaixo da sombra das mangueiras do Complexo, que no passado foi o Hotel Municipal. Esse café terá os produtos da Feira da Agricultura Familiar, e o cardápio do nosso almoço será feito pelos vencedores do concurso de culinária da Banartes”, frisou Lila.

Os participantes ainda serão levados a um passeio por alguns dos principais pontos da cidade. “Vamos relatar a história dos distritos, do cemitério e vamos conhecer lugares simbólicos de nossa história, como a Chesf, a Sala de Memória e o Açude”, disse Lila Oliveira.